sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia do Armistício

Hoje, dia 11/11/2011, celebra-se na Europa o Dia do Armistício.
Trata-se do aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial, que este ano completa 93 anos, quando a Alemanha assinou o armistício proposto pelas nações vencedoras.
Foi um evento muito importante para a história mundial, pois foi ele quem deu forma à estrutura geopolítica que temos hoje: fim da hegemonia europeia e início da supremacia americana.
Na Inglaterra, muito embora haja o costume de se fazer dois minutos de silêncio no dia 11 de Novembro, as celebrações pelo armistício dão-se no segundo domingo de Novembro, que eles chamam de Remembrance Sunday.
A rainha, membros do governo e representantes de diversas entidades depositam coroas de papoilas nos memoriais de guerra, há paradas militares e celebração de uma missa em memória dos combatentes que faleceram na guerra.

A Papoila (Poppy) símbolo do Dia do Armistício


As papoilas têm um simbolismo muito especial, pois elas são muito comuns na Europa e floresceram nos campos de batalha, mesmo durante a guerra, tornando-os vermelhos, e por isso acabaram simbolizando o sangue derramado nas batalhas.
E por esta razão, todos na Inglaterra usam broches de papoila no mês de outubro e novembro.
É muito importante lembrar um dia como este, pois foi o final de um capítulo negro na história, e os maus momentos, assim como os bons, também devem ser lembrados, porque fazem-nos recordar os nossos erros, e isso é importante para que evitemos a reincidência.

Portugal na 1ª Grande Guerra - (entrou no conflito a 09 de Março de 1916)

A intervenção de Portugal na guerra exigiu um enorme esforço militar e humano que, do ponto de vista interno, agravou as dificuldades económicas e aumentou o descontentamento por parte de setores importantes da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário