quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vencer os Medos

Entre os dias 13 e 15 do mês de dezembro esteve patente na nossa BE/CRE a exposição "Vencer os Medos",  guiada pela Coordenadora, professora Ana Maria Paiva, para todas as turmas dos 2º e 3º ciclos. Foi, também, apresentado um powerpoint sobre o assunto, tendo sido debatidas entre os presentes, algumas das matérias em destaque.
Vencer os Medos é uma história em banda desenhada, contada por muitas vozes. Escrita por João Paulo Cotrim, é ilustrada por João Fazenda, Susa Monteiro, Maria João Worm, Pedro Burgos, Tiago Burgos, Tiago Albuquerque, Miguel Rocha, Rui Lacas e Alex Gozblau.
Maria é a protagonista. Ela, uma bicicleta e a música. Esta personagem atravessa as ruas e o mundo, para descobrir os grandes problemas com que nos deparamos atualmente: desigualdades, epidemias, doenças contagiosas, fome, guerra ... Mas Maria também descobre que é possível ultrapassar as crises.



Vencer os Medos procura dar-nos conta dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, que a Organização das Nações Unidas traçou, e que esperava ver cumpridos até 2015:
Objetivo 1 - erradicar a pobreza extrema e a fome;
Objetivo 2 - atingir o ensino básico universal;
Objetivo 3 - promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
Objetivo 4 - reduzir a mortalidade infantil;
Objetivo 5 - melhorar a saúde materna;
Objetivo 6 - combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
Objetivo 7 - garantir a sustentabilidade ambiental;
Objetivo 8 - estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário