segunda-feira, 22 de março de 2010

Personalidade da Semana - Aristides de Sousa Mendes

Na passada semana a nossa personalidade foi Irena Sendler, heroina que salvou milhares de pessoas durante o holocausto. Sendo assim, esta semana, seria quase obrigatório que esta "espécie de rúbrica" se voltasse para o nosso herói português que durante um dos períodos mais negros, se não o mais negro, da história mundial também desviou da morte milhares de pessoas de várias nacionalidades.


Aristides de Sousa Mendes (Cabanas de Viriato, 19 de julho de 1885 — Lisboa, 3 de abril de 1954) foi um diplomata português. Cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, Sousa Mendes desafiou ordens expressas do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Antônio de Oliveira Salazar, (cargo ocupado em acumulação com a chefia do Governo) e concedeu 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940.
Aristides Sousa Mendes salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Chamado de "o Schindler português", Sousa Mendes também teve a sua lista e salvou a vida de milhares de pessoas, das quais cerca de 10 mil judeus.

Para saber mais sobre Aristides de Sousa Mendes consulte o link

Comemoração do Centenário da República




De 22 a 26 do mês de Março a BE/CRE em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanos irá projectar um video documentário para os alunos dos 6º e 9º anos de escolaridade evocando o regicídio, atentado que vitimou o Rei Dom Carlos I e o Príncipe herdeiro Dom Luíz Filipe no dia 1 de Fevereiro de 1908, no Terreiro do Paço.
Sendo o dia da morte do Rei e do Príncipe, 1 de fevereiro de 1908, foi também o da morte dos autores do atentado (Manuel Buiça e Luís Costa), abatidos no local onde ocorreu o regicídio.
Dois anos depois caiu o regime monárquico em Portugal.  

Rei Dom Carlos I


Príncipe Dom Luíz Filipe

  Mapa do regicídio

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia


No dia 21 do mês de Março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia 2010. Para assinalar a data a BE/CRE em articulação com o grupo disciplinar de Língua Portuguesa associou-se a esta comemoração, tendo convidado os alunos a escreverem poemas. Seleccionámos os que nos pareceram melhores, para divulgação pela comunidade educativa.

Ainda referente ao Dia Mundial da Poesia, pelo terceiro ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacionalda Leitura (Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Ministério dos Assuntos Parlamentares) e do Centro Cultural de Belém, irá comemorar-se, no dia 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia. Um programa intenso, ao longo do dia, que se inicia, a partir das 11 horas, com a Feira do Livro de Poesia; o indispensável espaço para os espontâneos Diga lá um Poema; e um conjunto de oficinas e actividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades.

Para saber mais sobre o Dia Mundial da Poesia no CCB consulta os links

http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugu%c3%aas/noticiasEventos/Paginas/DiaMundialdaPoesia2010.aspx

http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Literatura/Pages/DIA%20MUNDIAL%20DA%20POESIA%202010.aspx 

DIA DO PAI


O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
(in, wikipédia)

A equipa da BE/CRE deseja a todos os pais da comunidade escolar um feliz DIA DO PAI.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Personalidade da Semana - Irena Sendler



Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.
Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!)
Irena trazia meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta, um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto.
Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.
Por fim os nazis apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas e os braços e prenderam-na brutalmente.
Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.
Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos.
No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns diapositivos sobre o Aquecimento Global.
Não permitamos que alguma vez, esta Senhora seja esquecida!

Para saber mais sobre Irena Sendler consulte o link

http://pt.wikipedia.org/wiki/Irena_Sendler

IV Bienal Internacional de Ilustração para a Infância



Uma visita à melhor ilustração contemporânea para a infância, dos quatro cantos do mundo.
Nesta 4ª edição da ILUSTRARTE, 1400 ilustradores de 61 países, responderam ao desafio da organização, enviando 3 ilustrações originais a concurso.

Exposição patente até ao dia 04/04/2010 no Museu da Electricidade.

Para saber mais consulte o link


Exposição Temporária - Annemarie Schwarzenbach (1908-1942)


MUSEU COLECÇÃO BERARDO

Fotografou, foi fotografada: em 34 anos, a suíça Annemarie Schwarzenbach foi tanto um sujeito como um objecto do século XX. Uma exposição no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, reconstitui agora as viagens (e a viagem) da vida dela.
Deixo aqui algumas das fotos...

 

 

 


Esta exposição estará patente até ao dia 25/04/2010

Para saber mais sobre Annemarie Schwarzenbach consulte o link

CONCURSO - Quem lê mais?



Vamos divulgar o nome dos três alunos que mais se distinguiram na leitura durante este 2º Período.

1º LAURA DANDEKOVA (5ºA)

2º MIGUEL FONTE (7ºA)

3º INÊS JORDÃO (5ºA)

Parabéns a todos!
Aos três atribuímos um prémio.
Continuem com as boas leituras!

Exposição de Trabalhos

Aqui deixo algumas fotos de trabalhos realizados nas aulas de EVT por turmas do 5º e 6º anos e que podes ver expostos no pavilhão C.
Nestas fotos podes acompanhar os trabalhos desde a sua realização até ao trabalho final.
Espero que gostes...