segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Filme do Mês de Fevereiro - The Kings Speech

The Kings Speech


Sinopse

O filme narra os primeiros anos do conturbado reinado de George VI (Colin Firth) que subiu ao trono após o seu irmão mais velho, Eduardo VIII (Guy Pearce), ter abdicado. George VI teve de enfrentar o seu problema de gaguez que só foi ultrapassado com a ajuda de Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta da fala.




Ficha Técnica

Data de estreia: 2011-02-10

Título Original: The King's Speech
Realizador: Tom Hooper
Actores: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Derek Jacobi, Robert Portal, Richard Dixon, Paul Trussell
Produção: See Saw Films
Distribuidora: ZON Lusomundo Audiovisuais
País: Reino Unido/ Austrália
Ano: 2010
Género: Drama
Classe Etária: M12Q
Duração (minutos): 113

Ciclo de Cinema na BE/CRE

A Professora de Educação Física, Carla Cadete tem vindo a desenvolver e a dinamizar desde o início do presente ano lectivo o Projecto - "Cinema à Terça".
Segundo a Professora, o objectivo é inserir o Cinema no processo ensino-aprendizagem através de uma visão multidisciplinar e de aproximação dos jovens  da nossa Escola para a dimensão da Sétima Arte enquanto veículo de informação, transmissão de conhecimento e até mesmo de influência de opiniões e novas tendências.

Este projecto visa também divulgar o mundo do Cinema junto dos alunos e, em particular, dos que nunca foram a uma sala de Cinema, dos que nunca assistiram a um filme de cinema. Será, pois, uma forma de enriquecimento cultural e transmissão de conhecimentos.

A partir do gosto pelo Cinema, pretende-se desenvolver o sentido crítico, estético e cultural sobre o mundo de modo geral, bem como promover a integração e o desenvolvimento social através de momentos de lazer entre os alunos da nossa Escola.
               
O número de alunos a assistir à projecção dos filmes, desde a sua implementação, tem vindo a aumentar sendo o balanço até ao momento bastante positivo.
Se assim continuar, pensamos continuar a desenvolvê-lo até ao final do presente ano lectivo, esperando ter contribuído para a formação dos nossos alunos.

Anexa-se a apresentação do Projecto.





Apresentação do Projecto:
A Sétima Arte ou simplesmente, o Cinema – é uma forma de transmitir imagem, som, partilhar ideias, sensações, ilusões, opiniões e até mesmo divulgar e desenvolver conhecimento e cultura. Neste âmbito, o Projecto “Cinema à Terça” tem como fundamento permitir aos alunos vivenciar um espaço de lazer e cultura fora do contexto da sala de aula, enriquecendo culturalmente os seus conhecimentos e saberes.

Pretende-se através destas sessões de Cinema, que os alunos desenvolvam valores e promovam a interacção dentro do contexto escolar, acreditando que estes momentos possam despertar, sensibilizar e motivar para o futuro processo de ensino-aprendizagem.

Neste sentido os filmes seleccionados, tentam ser uma chave que permita abrir a cada aluno abrir as portas ao conhecimento, à pesquisa, ao questionamento pessoal e também incentivar à educação de valores sociais, morais e humanos.

Objectivos:
- Inserir o Cinema no processo de ensino-aprendizagem através de uma visão multidisciplinar e de aproximação dos jovens da nossa Escola;
- Divulgar o mundo do Cinema junto dos alunos e em particular dos que nunca foram a uma sala de Cinema, ou mesmo, assistiram a um filme de cinema;
- Divulgar o Cinema como forma de enriquecimento cultural bem como agente transmissor de conhecimento;
- Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o sentido crítico, estético e cultural sobre o mundo de modo geral;
- Fomentar e estimular os alunos a criar hábitos de acompanhar vs frequentar o Cinema como forma de lazer e cultura;
- Promover a integração e o desenvolvimento social;
- Proporcionar e desenvolver momentos de lazer entre os alunos da nossa Escola;

Regulamento:
- Cada bilhete terá um custo de 1.50€ com um pacote de pipocas doces incluído [o valor é simbólico e pretende apenas ajudar na aquisição de futuros filmes e/ou material didáctico para a Biblioteca da Escola];
- Apenas poderão participar um máximo de 50 alunos cuja autorização dos Encarregados de Educação tenha sido entregue à professora responsável até ao início das respectivas sessões.
- Os alunos inscritos podem entrar até às 16h20m, sendo fechada a porta da Biblioteca após esse período.
- É proibida a entrada a qualquer aluno sem autorização do respectivo Encarregado de Educação.
- Os alunos que necessitarem de sair antes do filme terminar, terão de avisar previamente, de forma a fazerem a sua saída sem prejudicar o normal desenvolvimento da actividade.
- Qualquer aluno que durante a projecção do filme, adopte comportamentos incorrectos será convidado a abandonar a sala, não sendo possível o seu regresso nem a futura participação no Projecto do “Cinema à Terça”.
- Não serão permitidas pastilhas, doçarias, bebidas ou qualquer outro produto alimentar durante a sessão de cinema.
-A utilização da Biblioteca será efectuada tendo em conta as regras da mesma.


O Projecto do “Cinema à Terça” teve início no 1º período do presente ano lectivo com a projecção dos seguintes filmes:
§  9 de Novembro de 2010 – Filme: “Ágora”
§  14 de Dezembro de 2010 – Filme: “A Turma”

No 2º período já foram projectados os filmes:
§  11 de Janeiro de 2011 – Filme: “Karaté Kid”
§  8 de Fevereiro de 2011 – Filme: “Um sonho possível”

E as próximas projecções serão nos dias:
§  15 de Março de 2011 – Filme: “Invictus”
§  5 de Abril de 2011 – Filme: “Nanny MacPhee e o toque de magia”

O balanço da exequibilidade deste projecto foi bastante positiva durante o 1ºperíodo, pelo que continuar-se-á a desenvolver durante o 2º período. De salientar que actualmente cada sessão de cinema tem em média cerca de 30 alunos dos vários anos de escolaridade. A selecção dos filmes foi sempre efectuada com base nos objectivos do projecto tendo em conta as motivações e interesses dos alunos da Escola Básica 2,3 Maria Veleda.

Santo António dos Cavaleiros, 28 de Fevereiro de 2011
Carla Cadete

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura

Entre os dias 21 e 25 do mês de Março irá decorrer na nossa escola a Semana da Leitura. O objectivo é estimular o prazer de ler e de escrever, através de múltiplas actividades criativas.
Em simultâneo, decorrerá uma Feira do Livro, e teremos a presença do escritor Augusto Carlos.  Deixamos aqui o convite aos Encarregados de Educação a participarem nas actividades que irão ser realizadas.
Para mais informação aceder a http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Escritos da Semana - Almada Negreiros





José Sobral de Almada Negreiros GOSE (Trindade, 7 de Abril de 1893 — Lisboa, 15 de Junho de 1970) foi um artista multidisciplinar, pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista português ligado ao grupo modernista.
Também foi um dos principais colaboradores da Revista Orpheu.
(in wikipédia)
Para saber mais sobre Almada Negreiros consulte o link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Almada_Negreiros

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mais um vídeo para reflectir

La Chandeleur

No dia 2 de Fevereiro, o grupo de Francês da nossa escola comemorou a tradicional festa francesa "La Chandeleur" (festa das candeias). A tradição, de origem religiosa, transformou-se hoje num alegre convívio familiar à volta do famoso crepe francês.
Para assinalar essa data, os alunos tiveram oportunidade de provar e degustar essa especialidade da gastronomia francesa. A actividade foi um sucesso!

Eis algumas dessas imagens.





  O Dia de S. Valentim (dia 14 de Fevereiro) 


Tendo como objectivos divulgar aspectos da cultura inglesa e norte-americana, motivar os alunos para o processo ensino-aprendizagem em língua estrangeira e envolver a comunidade educativa numa perspectiva de ligação efectiva ao meio, o Amor andou no ar!
As mensagens de amor distribuídas pelas turmas espalharam as palavras carinhosas de pares amorosos e, até, de amigos do coração. O "Love Mail" foi das actividades preferidas dos alunos da nossa escola. A decoração dos espaços esteve a cargo dos próprios alunos, que elaboraram faixas e corações vistosos com mensagens apaixonadas em francês e em inglês, com o auxílio das suas professoras.
As decorações foram feitas com a colaboração das professoras de educação Visual. Por todo o lado se sentia o romantismo da data.
No recreio, havia balões em forma de coração;nos pavilhões, havia corações e beijos de cartolina; nas aulas de Inglês, houve fichas com jogos de palavras e desenhos para pintar.
Houve, ainda, o Concurso de Postais de S. Valentim.
O terceiro lugar, foi para a criativa Ana Rute, do 6º A; o segundo lugar, coube ao original postal colectivo da turma do 7º E e o primeiro prémio foi entregue ao Gonçalo Martins, o artista do 6º D.
Parabéns a todos!

Eis algumas imagens desse dia festivo!








Exposição Itinerante

Está patente na nossa BE/CRE, até ao dia 18 de Fevereiro a Exposição Itinerante - Loures da criação do concelho à República (1886 - 1916).

A exposição foi vista por todas as turmas da escola, do 5º ao 9º Ano, tendo a Coordenadora da BE procedido à sua explicação.







Escritor da Semana - Fernando Namora




Fernando Gonçalves Namora (Condeixa-a-Nova, 15 de Abril de 1919 - Lisboa, 31 de Janeiro de 1989) foi um escritor português.


Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, carreira que exerceu na sua terra natal e nas regiões da Beira Baixa e Alentejo, vindo mais tarde a trabalhar no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

O seu volume de estreia foi Relevos (1938), livro de poesia onde se notam as influências do grupo da Presença. No mesmo ano, publicou o romance As Sete Partidas do Mundo, galardoado com o Prémio Almeida Garrett, onde se começa a esboçar o seu encontro com o neo-realismo, ainda mais patente três anos depois com a poesia de Terra no Novo Cancioneiro.

Para saber mais sobre Fernando Namora consulte o link

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Escritora da Semana - Alice Vieira




Alice Vieira (Lisboa, 1942) é uma escritora e jornalista portuguesa. Licenciou-se em Filologia Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas dedicou-se desde cedo ao jornalismo, tendo trabalhado nos jornais "Diário de Lisboa" (onde, juntamente com o jornalista Mário Castrim, dirigiu o suplemento "Juvenil") "Diário de Notícias" Actualmente trabalha para o "Jornal de Notícias" e para as revistas "Activa" e "Audácia" Também trabalhou em vários programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.
(in Wikipédia)


Para saber mais sobre Alice Vieira consulte o link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_Vieira