terça-feira, 29 de março de 2011

Escritor da semana - Vitorino Nemésio



Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva (Praia da Vitória, 19 de Dezembro de 1901 — Lisboa, 20 de Fevereiro de 1978) foi um poeta, escritor e intelectual de origem açoriana que se destacou como romancista, autor de Mau Tempo no Canal, e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
(in Wikipédia)

Para saber mais sobre Vitorino Nemésio consulte o link


terça-feira, 22 de março de 2011

Estendal da Poesia



No passado dia 21 de Março, comemorou-se na nossa escola (EB 2,3 Maria Veleda) o Dia Mundial da Poesia. Numa actividade transversal a várias disciplinas, fizemos deste dia, um dia diferente, em que os alunos expuseram os seus trabalhos num estendal de poemas em que a imaginação foi o limite.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Plano de Emergência e Evacuação da Escola Básica 2,3 Maria Veleda

No âmbito da disciplina de Área Projecto e integrado no Plano de Emergência e Evacuação da Escola Básica 2,3 Maria Veleda, os alunos das turmas do 7ºB e 7ºC realizaram este trabalho com o objectivo de sensibilizar todos os aluno para os cuidados a ter em caso de incêndio ou sismo na Escola.

As Normas de Evacuação devem ser sempre respeitadas, seguindo as indicações dos professores, sinaleiros e chefe de segurança, para que todos se mantenham em segurança até ao local de reunião.



Escritor da Semana - Luís Sttau Monteiro



Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro (Lisboa, 3 de Abril de 1926 - Lisboa, 23 de Julho de 1993) foi um escritor português.


Licenciou-se em Direito, que exerceu por um curto período de tempo, dedicando-se depois ao jornalismo. A sua estadia em Inglaterra, durante a juventude, pô-lo em contacto com alguns movimentos de vanguarda da literatura anglo-saxónica. Na sua obra narrativa retrata ironicamente certos estratos da burguesia lisboeta e aspectos da sociedade portuguesa sua contemporânea.

Estreou-se, em 1960, com Um Homem não Chora, a que se seguiu Angústia Para o Jantar (1961), obra que revela alguma influência de escritores ingleses da geração dos angry young men, que o consagrou, e E Se For Rapariga Chama-se Custódia (1966). Destacou-se, sobretudo, como dramaturgo, nomeadamente com Felizmente há Luar! (1961), peça que, sob influência do teatro de Brecht e recuperando acontecimentos da anterior história portuguesa, procurava fazer uma denúncia da situação sua contemporânea.
(in Wikipédia)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Escritor da Semana - Gil Vicente



Gil Vicente (1465? — 1536?) é geralmente considerado o primeiro grande dramaturgo português, além de poeta de renome. Há quem o identifique com o ourives, autor da Custódia de Belém, mestre da balança, e com o mestre de Retórica do rei Dom Manuel. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, actor e encenador. É frequentemente considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico já que também escreveu em castelhano - partilhando a paternidade da dramaturgia espanhola com Juan del Encina.

(in Wikipédia)





quinta-feira, 10 de março de 2011

Escritor da Semana - João Aguiar


João Casimiro Namorado de Aguiar (Lisboa, 28 de Outubro de 1943 - Lisboa, 3 de Junho de 2010), conhecido profissionalmente como João Aguiar foi um jornalista e escritor português.


João Aguiar nasceu em Lisboa, tendo passado grande parte da sua infância na Beira, Moçambique. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, tendo trabalhado nos centros de turismo de Portugal em Bruxelas e Amesterdão. Regressou a Portugal em 1976, para se dedicar numa primeira fase ao jornalismo. Trabalhou para a RTP (onde iniciou a sua carreira em 1963) e para diversos diários e semanários como: Diário de Notícias, A Luta, Diário Popular, O País e Sábado. Em 1981, foi nomeado assessor de imprensa do então Ministro da Qualidade de Vida. Colaborou regularmente na revista mensal Superinteressante, sendo membro do seu Conselho Consultivo. Foi ainda colaborador da revista TempoLivre. Morreu aos 66 anos vítima de doença prolongada mas deixou-nos as suas belas obras.
(in Wikipédia)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Efemérides e datas comemorativas - mês de Março

Efemérides

Dia 1 (1290) - O Rei D.Dinis cria, em Lisboa, o "Estudo Geral", que daria origem à primeira Universidade Portuguesa;
Dia 6 (1836) - O Forte de Alamo, em Santo António, Texas (EUA), cai em poder do exército mexicano, após 13 dias de cerco, no qual pereceram o lendário David Crockett e outros 186 defensores norte-americanos;
Dia 15 (1147) - D. Afonso Henriques conquista Santarém aos mouros;
Dia 17 (1756) - O Papa Bento XIV canoniza a Princesa Joana, padroeira da cidade de Aveiro;
Dia 27 (438 a.C.) - Data provável da inauguração do Parthenon, de Atenas;

Datas comemorativas:

08 - Dia Internacional da Mulher
15 - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
19 - Dia de S. José - Dia do Pai
21 - Dia Mundial da Árvore e da Floresta
- Dia Mundial da Poesia
- Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial
22 - Dia do Teatro Amador
- Dia Mundial da Água
23 - Dia da Meteorologia
24 - Dia do Estudante
- Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose
26 - Dia do Livro Português
27 - Dia Mundial do Teatro
- Dia Nacional do Dador de Sangue