segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A história da fotografia

Olá!

Este ano, a nossa BE/CRE recebeu os alunos do 5º Ano, com uma exposição muito original - A história e a evolução da fotografia.
Foram expostas vários tipos de máquinas fotográficas, fotos antigas (a preto e branco), e a explicação da evolução até aos nossos dias.
Ora vejamos algumas fotos dessa pequena, mas bela exposição, a relembrar um tempo um pouco longínquo.


 
 
 
                                          
A professora bibliotecária

Ana Maria Paiva




                                
 
 

sábado, 7 de setembro de 2013

A declaração da independência do Brasil

Assinala-se, hoje, no Brasil a comemoração da declaração da independência deste grande país.
Este processo culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

 Wikipédia, a enciclopédia livre.


A professora Ana Maria Paiva

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Olá a todos os nossos seguidores! Eis-nos a iniciar um novo ano letivo. Temos muitas novidades para todos, esperando que sejam do vosso agrado. Bom, então, para começar iniciámos o nosso blogue, informando-vos que, hoje, tivemos o prazer de ter na nossa BE/CRE a presença do Dr. Gabriel Mithá Ribeiro, que nos falou de uma forma cativante sobre ideias, métodos, problemas estruturais, e sobre a natureza do saber. É historiador, sociólogo, investigador e ex-professor. Gabriel Mithá Ribeiro anda pelas escolas, centros de formação, e associações de professores a dar palestras sobre as ideias que defende, sobre assuntos relacionados com o ensino. Durante duas décadas deu aulas de História no ensino básico e secundário, e há três anos que se dedica à investigação. É licenciado em História, mestre e doutor na área de estudos africanos. O livro que escreveu "O Ensino da História" é para todos, sobretudo para os que se interessam pela qualidade de vida social. Nesta sessão estiveram presentes educadores, professores, que, com as suas intervenções, tornaram o debate final bastante animado e interessante.




 Gabriel Mithá Ribeiro


                                                                                  A Professora Ana Maria Paiva