segunda-feira, 22 de junho de 2015
sábado, 6 de junho de 2015
85ª Feira do Livro de Lisboa
VISITA DE ESTUDO/LAZER - 5º D
No dia 11 de junho, os alunos do 5.º ano, turma D, acompanhados pelas professoras Ana Paula Moreira, Cidalina Abelho e Clara Ogando, realizaram uma visita de estudo à 85.ª Feira do Livro de Lisboa no âmbito da disciplina de português, dando continuidade ao interesse que os alunos têm demonstrado na leitura presencial e na requisição de livros para leitura domiciliária da nossa biblioteca.
Na Feira do Livro, os alunos participaram numa atividade proposta pelas Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX).
Para alguns alunos esta foi a 1.ª visita a uma feira do livro. Alguns adquiriram livros e manifestaram a intenção em regressar até ao final desta edição, com o objetivo de adquirir mais livros. Todos mostraram grande entusiasmo.
Ainda na Feira, fizemos duas pequenas paragens para compra de farturas e gelados e para um pequeno lanche partilhado.
A aluna Ana Malta escreveu sobre a visita de estudo: “gostei muito. Para mim aquilo era um paraíso.”
A aluna Hetal Hasmucrai escreveu: “na Feira do Livro, todos os livros estão ligados, uns são mais apreciados, outros menos, mas tudo se encontra.” A aluna desenhou um coração que acompanha o texto.
A aluna Mariana Miranda escreveu: “a minha visita de estudo foi muito divertida. O que eu aprendi foi que faz com que nós aprendamos a reconhecer os nossos pensamentos. O que gostei mais foi ter conhecido novos livros e quando fomos comer um gelado.”
A Profª Bibliotecária Ana Mª Gândara Paiva
sexta-feira, 5 de junho de 2015
A Conquista de Ceuta - foi há 600 anos
Em 22 de agosto de 2015, passam precisamente 600 anos após a conquista de Ceuta, cidade muçulmana localizada no Estreito de Gibraltar.
Para mais informações sobre a conquista de Ceuta, consultar o seguinte link:
Conquista de Ceuta. (2015, maio 3). Wikipédia, a enciclopédia livre. Retrieved 21:56, junho 5, 2015 from http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Conquista_de_Ceuta&oldid=42250726.
Os
Portugueses com uma frota de duzentos barcos e vinte mil homens conquistaram
Ceuta “cidade rica e opulenta, abundante de
especiarias e mercados preciosos”, sem grande perda de homens, já que os
defensores não estavam preparados nem tinham gente suficiente para fazer face à
máquina de guerra portuguesa.
Os infantes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, filhos do rei D. João I são armados cavaleiros.
A nova conquista de Ceuta causou um grande regozijo em todo o mundo cristão. De todos os povos da Europa, os Portugueses foram uns dos primeiros a adquirir a experiência para vencer os Mouros, na Península Ibérica (Carlos Martel chegou a derrotá-los em França).
Se os Mouros vieram de lá, nós também poderemos ir p´ra lá conquistando, frase atribuída ao rei D. João I.
Foi a relembrar essa data, que a nossa biblioteca comemorou o feito, através de uma exposição e reconstituição de uma tenda árabe, com dois pequenos atores do 5º ano.
Conquista de Ceuta. (2015, maio 3). Wikipédia, a enciclopédia livre. Retrieved 21:56, junho 5, 2015 from http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Conquista_de_Ceuta&oldid=42250726.
A Profª Bibliotecária
Ana Mª Gândara Paiva
Subscrever:
Mensagens (Atom)