Olá!!!! Cá estamos de novo de volta e com energia redobrada... iniciamos o terceiro período com comemoração do Dia Mundial do Livro. Querem saber a origem desta comemoração? Querem saber as atividades na nossa Biblioteca?
Venham daí!!!!
A data começou a ser celebrada em 05 de Abril 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.
Fonte: Dia Internacional do Livro. (2014, abril 3). Wikipédia, a enciclopédia livre. Retrieved 10:00, abril 22, 2014 from http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dia_Internacional_do_Livro&oldid=38580372.
des na BE/CRE
- Entrega do prémio para os três Melhores Leitores referente ao segundo período;
- Colocar livros em várias mesas e convidar os alunos a ler no intervalo grande;
- Convidar os alunos a escrever ... se eu fosse um herói de um livro seria...
- Exposição de marcadores feitos pelos alunos com citações de escritores como incentivo à leitura e aplicando técnicas de pastel de óleo.
Eis algumas imagens das atividades:
Sem comentários:
Enviar um comentário