segunda-feira, 17 de maio de 2010

Stephen Wiltshire - A Câmara Humana


Stephen Wiltshire tem 35 anos, nasceu em Londres, e sofre de autismo, diagnosticado aos 3 anos. Na escola, não comunicava com os colegas, mas uma coisa agradava-lhe – desenhar (a sua primeira palavra foi “papel”). Stephen desenha com uma facilidade e perícia que impressionam. Observa e transpõe para o papel pormenores cuja fidelidade é inquestionável. Assim, desenhou as cidades de Londres, Roma, Tóquio, Frankfurt, Hong Kong e Madrid em telas de grandes dimensões, depois de as sobrevoar de helicóptero. Veículos, detalhes arquitectónicos fica-lhe tudo na memória.
Após sobrevoar Nova Iorque de helicóptero, durante 20 minutos, Stephen reproduziu em escala a maioria dos prédios compreendidos nos 14 quilómetros percorridos no voo, incluindo o exacto número de andares e detalhes arquitectónicos das construções mais conhecidas, levando apenas cinco dias para produzir a obra, em caneta, tinta e lápis. Conseguiu também reproduzir a vista aérea de Londres em um painel de 4 metros, depois de sobrevoar a cidade por apenas alguns minutos.
O desafio de reproduzir a vista área da cidade foi proposto pelo canal de televisão britânico Channel 5 e tornou-se tema do documentário Human Camera (“Câmara Humana”, em tradução literal). Em 2001, a BBC fez um desafio similar. No documentário Fragments of Genius (“Fragmentos de um Génio”,), Wiltshire foi filmado a sobrevoar Londres a bordo de um helicóptero e depois completando uma ilustração com escalas perfeitas de 12 prédios históricos e outras 200 construções localizadas nos sete quilómetros quadrados percorridos. Ele completou a tarefa em apenas três horas.
Desde então, Wiltshire vem realizando diversos trabalhos artísticos. A sua carreira como artista tornou-se tão popular que a família abriu uma galeria dedicada à sua obra no centro de Londres, em 2006. A obra, em exposição no prédio da câmara de Londres, foi avaliada em 12,5 mil libras Na verdade, tais habilidades estão presentes em menos de 10% dos indivíduos diagnosticados como apresentando autismo.









Sem comentários:

Enviar um comentário