sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Galerias Romanas

Galerias Romanas da Rua da Prata

Entre os dias 23 e 25 deste mês,o Museu da Cidade proporciona visitas guiadas em grupo e orientadas por técnicos especializados.

Cinco anos após o terremoto que devastou Lisboa, mais precisamente em 1760, foi instituído através de decreto o nome das ruas entre a Praça do Comércio e o Rossio. Foi dado o nome de Rua Bela da Rainha a rua que tinha a intenção de centralizar os ourives da prata e os livreiros que viviam na vizinhança.
Em 1910 com a intenção de fortalecer a república contra a monarquia, mudaram o nome da rua para a atual Rua da Prata.

Essa pequena história serve para localizar a rua por onde se entra para visitar as galerias: o acesso faz-se na esquina da Rua da Conceição (junto ao nº77) com a Rua da Prata.

Dezasseis anos após o terremoto de 1755 foram descobertas galerias romanas no subsolo da Rua da Prata. Apenas em 1909 é que as visitas puderam ser realizadas, de maneira restrita para estudantes ou jornalistas. Na década de 80 a Câmara Municipal de Lisboa tornou livre, de forma pública, o acesso e visita às galerias, o que ocorre apenas uma vez por ano.

Não escreverei toda a história pois isso tiraria o encanto do vídeo abaixo, que mostra e conta essa história de maneira espectacular. Informações sobre a visita podem ser obtidas através do e-mail museudacidade@cm-lisboa.pt, uma vez que não existe uma data certa para ocorrer a visita, embora saibamos que este monumento é visitável apenas uma vez por ano.

Aproveitem o vídeo e agendem o vosso passeio!
Galerias Romanas

Sem comentários:

Enviar um comentário