sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto




 Decorrem, na BE/CRE, durante esta semana e na próxima várias atividades no âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (dia 27 de Janeiro, data escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, devido à libertação do maior campo de concentração nazi – Auschwitz – por tropas russas em 1945). À entrada da BE/CRE, está patente uma exposição, onde através de vários cartazes podemos tomar contacto com a história do Holocausto.
Irão, também, ser projetados vídeos relativos a esta temática, levando os alunos a refletir sobre a enormidade deste crime, sobre o incompreensível.
Entre cinco e pouco mais de seis milhões de judeus foram vítimas do sistemático assassínio em massa. Várias centenas de milhares de ciganos (Roma) tombaram também vítimas da ideologia nazi, num genocídio a que este povo dá o nome de Porrajmos. Outras vítimas da ideologia criminosa do nacional-socialismo incluíram mais de uma centena de milhares de deficientes físicos e mentais e outras pessoas consideradas "associais", milhares de homossexuais, Testemunhas de Jeová, vários milhões de polacos e cidadãos da Europa, assim como milhões de prisioneiros de guerra soviéticos. Não esqueçamos que por trás de cada número houve antes um nome, um rosto, uma criança, mães ou pais, com família, amigos, vizinhos, conhecidos.
O Holocausto aconteceu, e por isso deve servir como uma perene advertência, para nós, nos dias de hoje, e para as gerações futuras. Não existe nenhuma garantia de que não possa voltar a acontecer.

Acontecimentos verídicos ocorridos em Janeiro de 1945,
na Hungria nas margens do Danúbio



"Never Again", tema escrito por Remedy Ross, rapper judeu sobre o Holocausto

Sem comentários:

Enviar um comentário