quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comemoração do Dia da Europa

Hoje, dia 9 de maio, comemora-se o Dia da Europa.

Este dia tornou-se o símbolo da Europa.

                                   
O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
                 
Recordemos palavras de Jean Monnet, destacado "como o verdadeiro mentor da Europa dos nossos dias".


"Não coligamos Estados, unimos Homens."


"(...) os nossos povos têm hoje de aprender a viver em conjunto, com regras e instituições comuns livremente aceites, se quiserem atingir a dimensão necessária ao seu progresso e deter o controlo do seu destino (...)

Jean Monnet
(consultor económico e político francês, primeiro presidente do órgão executivo da CECA)


Robert Schuman (Ministro dos Negócios Estrangeiros da França)




Em colaboração com Jean Monnet, elaborou o famoso Plano Schuman, que divulgou em 9 de maio de 1950. De 1958 a 1960, foi o primeiro presidente do Parlamento Europeu, que o condecora, no final de seu mandato, com o título de «Pai da Europa».


Compreendeu que só uma reconciliação duradoura entre a França e a Alemanha podia dar origem a uma Europa unida.


Jean Monnet e Rober Shuman


No livro "Pela Europa", Schuman escreveu:


"A democracia nasceu no dia em que o homem foi chamado a realizar, na sua vida temporal, a dignidade da pessoa humana, na liberdade individual, no respeito pelos direitos de cada um e com a prática do amor fraterno para com todos. Jamais, antes de Cristo, tinham sido formuladas tais ideias". Acrescentava que "a democracia será cristã ou não será democracia. Uma democracia anticristã será uma caricatura, que resultará em tirania ou na anarquia"


A nossa BE/CRE contou com o apoio da Comissão Europeia em Lisboa, e em articulação com a disciplina de Geografia, associa-se aos festejos deste dia com diversas atividades: exposição de trabalhos dos alunos, cartazes, projeção de um vídeo sobre o nascimento da União Europeia e debates.
.


Projeção de um vídeo sobre "O Dia da Europa", sob orientação da professora bibliotecária Ana Maria Paiva, e que contou com o apoio da Professora Vanda Francisco ( professora das turmas do 7º Ano, às quais foi direcionado este vídeo).
Eis algumas imagens:







Sem comentários:

Enviar um comentário