terça-feira, 30 de outubro de 2012




Conferência PORTUGAL e o HOLOCAUSTO - Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro

Realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de outubro, a Conferência Portugal e o Holocausto- Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro, promovida pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, pela Fundação Luso-Americana e pela Fundação Calouste Gulbenkian, a qual contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência.
O programa de dia 29, constituído por Workshops Académicos, visou, fundamentalmente, promover o debate entre investigadores que têm estudado o Holocausto, com destaque para a investigação sobre o papel de Portugal durante este período.
Nesse mesmo dia, foi aberta a exposição "Os Refugiados do Holocausto e Portugal".
O programa de hoje, dia 30, foi essencialmente dedicado ao Ensino do Holocausto, revestindo particular interesse para as escolas pela relevância do tema nos programas, pela importância do seu ensino e pelo impacto significativo na aprendizagem dos alunos.

Vai estar patente até 10 de novembro, entre as 09h00 e as 20h00, no Hall do Secretariado da Zona de Congressos da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Exposição "Os Refugiados do Holocausto e Portugal". Trata-se de uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em conjunto com a Fundação Gulbenkian e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Embora Portugal se tenha tornado País de passagem de refugiados da Europa Central nos anos 30, sobretudo a partir da anexação da Áustria, em 1938, o fluxo de refugiados, na sua gigantesca maioria judeus, aumentou significativamente em 1940 e 1941.

Para mais informações, aceder ao sítio Exposição: «Os Refugiados do Holocausto e Portugal» - Direção-Geral da Educação.




Ver detalhe da imagem

Conferência PORTUGAL e o HOLOCAUSTO - Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro

A Professora Bibliotecária Ana Maria Gândara Paiva





Sem comentários:

Enviar um comentário