sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um Conto de Natal



Aproxima-se o Natal, época mágica, de fantasia, e de fraternidade e de amor para alguns.
Este ano, a BE/CRE presenteou os alunos dos 2º e 3º ciclos com a projeção de um belo filme, baseado na obra clássica de Charles Dickens "Um Conto de Natal". 

Recordamos que
Charles John Huffam Dickens nasceu em Portsmouth, a 7 de Fevereiro de 1812 (fez precisamente 200 anos), e morreu no dia  9 de Junho de 1870. No início da sua atividade literária adotou o pseudónimo Boz, e foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros actuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.

Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield" e "Oliver Twist".





A história

Ebenezer Scrooge é um homem avarento, que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, um pobre mas feliz empregado, pai de quatro filhos, que possui um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas de saúde nas pernas.
Numa véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge ainda tem uma hipótese, e por isso iria ser visitado por três espíritos.

O primeiro espírito chega, e que é o Espírito dos Natais Passados. Este leva Scrooge de regresso no tempo e mostra a sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando Scrooge ainda adorava o Natal. Triste com as lembranças, Scrooge enfia o chapéu na cabeça do espírito, e este desaparece, deixando Scrooge de regresso ao seu quarto.

O segundo espírito, o do Natal Presente, irá mostrar a Scrooge as celebrações do presente, incluindo as festas humildes dos Cratchit, onde ele vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é muito feliz e unida.

O terceiro espírito mostrar-lhe-á o futuro…

Depois do filme, deliciem-se com a leitura do livro!
Partilhem o espírito de Natal!

A Professora Bibliotecária Ana Maria Gândara Paiva




Sem comentários:

Enviar um comentário