segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ciclo de Cinema na BE/CRE

A Professora de Educação Física, Carla Cadete tem vindo a desenvolver e a dinamizar desde o início do presente ano lectivo o Projecto - "Cinema à Terça".
Segundo a Professora, o objectivo é inserir o Cinema no processo ensino-aprendizagem através de uma visão multidisciplinar e de aproximação dos jovens  da nossa Escola para a dimensão da Sétima Arte enquanto veículo de informação, transmissão de conhecimento e até mesmo de influência de opiniões e novas tendências.

Este projecto visa também divulgar o mundo do Cinema junto dos alunos e, em particular, dos que nunca foram a uma sala de Cinema, dos que nunca assistiram a um filme de cinema. Será, pois, uma forma de enriquecimento cultural e transmissão de conhecimentos.

A partir do gosto pelo Cinema, pretende-se desenvolver o sentido crítico, estético e cultural sobre o mundo de modo geral, bem como promover a integração e o desenvolvimento social através de momentos de lazer entre os alunos da nossa Escola.
               
O número de alunos a assistir à projecção dos filmes, desde a sua implementação, tem vindo a aumentar sendo o balanço até ao momento bastante positivo.
Se assim continuar, pensamos continuar a desenvolvê-lo até ao final do presente ano lectivo, esperando ter contribuído para a formação dos nossos alunos.

Anexa-se a apresentação do Projecto.





Apresentação do Projecto:
A Sétima Arte ou simplesmente, o Cinema – é uma forma de transmitir imagem, som, partilhar ideias, sensações, ilusões, opiniões e até mesmo divulgar e desenvolver conhecimento e cultura. Neste âmbito, o Projecto “Cinema à Terça” tem como fundamento permitir aos alunos vivenciar um espaço de lazer e cultura fora do contexto da sala de aula, enriquecendo culturalmente os seus conhecimentos e saberes.

Pretende-se através destas sessões de Cinema, que os alunos desenvolvam valores e promovam a interacção dentro do contexto escolar, acreditando que estes momentos possam despertar, sensibilizar e motivar para o futuro processo de ensino-aprendizagem.

Neste sentido os filmes seleccionados, tentam ser uma chave que permita abrir a cada aluno abrir as portas ao conhecimento, à pesquisa, ao questionamento pessoal e também incentivar à educação de valores sociais, morais e humanos.

Objectivos:
- Inserir o Cinema no processo de ensino-aprendizagem através de uma visão multidisciplinar e de aproximação dos jovens da nossa Escola;
- Divulgar o mundo do Cinema junto dos alunos e em particular dos que nunca foram a uma sala de Cinema, ou mesmo, assistiram a um filme de cinema;
- Divulgar o Cinema como forma de enriquecimento cultural bem como agente transmissor de conhecimento;
- Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o sentido crítico, estético e cultural sobre o mundo de modo geral;
- Fomentar e estimular os alunos a criar hábitos de acompanhar vs frequentar o Cinema como forma de lazer e cultura;
- Promover a integração e o desenvolvimento social;
- Proporcionar e desenvolver momentos de lazer entre os alunos da nossa Escola;

Regulamento:
- Cada bilhete terá um custo de 1.50€ com um pacote de pipocas doces incluído [o valor é simbólico e pretende apenas ajudar na aquisição de futuros filmes e/ou material didáctico para a Biblioteca da Escola];
- Apenas poderão participar um máximo de 50 alunos cuja autorização dos Encarregados de Educação tenha sido entregue à professora responsável até ao início das respectivas sessões.
- Os alunos inscritos podem entrar até às 16h20m, sendo fechada a porta da Biblioteca após esse período.
- É proibida a entrada a qualquer aluno sem autorização do respectivo Encarregado de Educação.
- Os alunos que necessitarem de sair antes do filme terminar, terão de avisar previamente, de forma a fazerem a sua saída sem prejudicar o normal desenvolvimento da actividade.
- Qualquer aluno que durante a projecção do filme, adopte comportamentos incorrectos será convidado a abandonar a sala, não sendo possível o seu regresso nem a futura participação no Projecto do “Cinema à Terça”.
- Não serão permitidas pastilhas, doçarias, bebidas ou qualquer outro produto alimentar durante a sessão de cinema.
-A utilização da Biblioteca será efectuada tendo em conta as regras da mesma.


O Projecto do “Cinema à Terça” teve início no 1º período do presente ano lectivo com a projecção dos seguintes filmes:
§  9 de Novembro de 2010 – Filme: “Ágora”
§  14 de Dezembro de 2010 – Filme: “A Turma”

No 2º período já foram projectados os filmes:
§  11 de Janeiro de 2011 – Filme: “Karaté Kid”
§  8 de Fevereiro de 2011 – Filme: “Um sonho possível”

E as próximas projecções serão nos dias:
§  15 de Março de 2011 – Filme: “Invictus”
§  5 de Abril de 2011 – Filme: “Nanny MacPhee e o toque de magia”

O balanço da exequibilidade deste projecto foi bastante positiva durante o 1ºperíodo, pelo que continuar-se-á a desenvolver durante o 2º período. De salientar que actualmente cada sessão de cinema tem em média cerca de 30 alunos dos vários anos de escolaridade. A selecção dos filmes foi sempre efectuada com base nos objectivos do projecto tendo em conta as motivações e interesses dos alunos da Escola Básica 2,3 Maria Veleda.

Santo António dos Cavaleiros, 28 de Fevereiro de 2011
Carla Cadete

Sem comentários:

Enviar um comentário