sábado, 10 de março de 2012

Viagens no tempo

A partir de hoje, irei dar-vos a conhecer alguns dos portugueses mais notáveis.
Iremos começar pelo General Gomes Freire de Andrade.
Filho do embaixador de Portugal na corte austríaca, António Ambrósio Freire de Andrade e Castro, e da condessa austríaca, Elisabeth von Schaffgostsch, o general Gomes Freire de Andrade nasceu em 27 de janeiro de 1757 e teve uma educação que na época se costumava dar aos filhos da nobreza. Com 24 anos de idade, é enviado para Portugal, em Fevereiro de 1781, pela mão do embaixador de Portugal em Viena, o conde de Oyenhausen e de sua mulher D. Leonor de Almeida Portugal, a célebre poetisa, que ficará conhecida como marquesa de Alorna.
Ouçamos o que diz o historiador José Hermano Saraiva sobre este distinto português:



A obra Felizmente Há Luar! do escritor Luís de Sttau Monteiro tem como cenário o ambiente político dos inícios do século XIX: em 1817, uma conspiração, "encabeçada" por Gomes Freire de Andrade, que pretendia o regresso do Brasil do rei D. João VI e que se manifestava contrária à presença inglesa. Foi descoberta e reprimida com muita severidade: os conspiradores, acusados de traição à pátria, foram queimados publicamente e Lisboa foi convidada a assistir.
Esta obra põe em evidência a luta do ser humano contra a tirania, a opressão, a traição, a injustiça e todas as formas de perseguição.
 A luz do luar (liberdade) vencerá a escuridão da noite (opressão) e todos poderão contemplar, enfim, a injustiça que está a ser praticada e tirar dela ilações.
Há que imperiosamente lutar no presente pelo futuro e dizer não à opressão e falta de liberdade, há que seguir a luz redentora e trilhar um caminho novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário