sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A morte de Nelson Mandela

No nosso blogue já tínhamos feito referência a este grande homem. Mas agora, neste dia triste para a sua família, e para a humanidade, lamentamos a perda de um Homem corajoso, determinado, amigo da paz, e da tolerância entre os povos. Nunca desistiu dos seus ideias, e lembramos que esteve 27 anos preso, porque lutava contra o regime odioso do apartheid na África do Sul. Cumpriu com muita dignidade a sua passagem pela Terra, e deixou o seu testemunho de amor e fraternidade entre os homens. Que descanse em paz, onde quer que esteja.
O Presidente Barack Obama classificou Nelson Mandela como “um homem corajoso e profundamente bom”. Numa declaração na Casa Branca, o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos agradeceu à família de Mandela por o ter partilhado com o resto do mundo.
“Neste momento, devemos fazer uma pausa para agradecer o facto de Nelson Mandela ter existido. Foi um homem que tomou a história nas mãos e apontou o arco do universo moral para a justiça.
O seu percurso desde prisioneiro até Presidente personaliza a promessa de que os seres humanos e os países podem mudar para melhor.
Deus abençoe a sua memória e o guarde em paz”, disse o Presidente dos EUA.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recordou Nelson Mandela como “um gigante pela justiça” que inspirou movimentos de libertação no mundo inteiro.
“Estou profundamente triste com a morte de Nelson Mandela. Nelson Mandela foi um gigante da justiça e uma fonte inspiração humana. Em todo o mundo muitos foram os profundamente influenciados pela sua luta altruísta em defesa da dignidade humana, da igualdade e da liberdade. Ele tocou as nossas vidas de formas profundamente pessoais”, disse o Secretário-Geral da ONU.
Nelson Mandela morreu esta quinta-feira em Joanesburgo, aos 95 anos, após um longo período de grande debilidade."

Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.
                   Nelson Mandela


"A História faz-se com o povo e Homens de grande sabedoria. Mandela será recordado como um dos grandes."

A Professora Bibliotecária
 Ana Mª Paiva

Sem comentários:

Enviar um comentário