sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Visita ao Centro de Arte Moderna


Sob o Signo de Amadeo






 Título desconhecido  (Coty)




"Comemorando os 30 anos da abertura do CAM ao público, a 25 de Julho de 1983, uma exposição invade todos os espaços do centro, apresentando pela primeira vez ao público do CAM a quase a totalidade do acervo de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918). A revisitação da obra pioneira deste pintor na história do modernismo em Portugal, como aquela que teve lugar quando o CAM foi inaugurado há três décadas, celebra Amadeo enquanto referência maior da arte do século XX e âncora desta coleção, história comum que serve de leme à viagem proposta pelo CAM, percorrendo um século de arte, desde 1910 até aos dias de hoje, por uma das mais significativas coleções de arte portuguesa deste período, contendo ainda importantes núcleos internacionais, cujas primeiras históricas aquisições remontam a 1957."

Ler mais em: http://www.cam.gulbenkian.pt/index.php?article=71742&visual=2

Ora bom, foi precisamente a ideia que presidiu à Profª Teresa Correia, Professora de Ed. Visual das turmas A e C do 7º Ano. Foi, pois, sua intenção levar os alunos, possibilitar-lhes contacto com a arte, e sobretudo com a magnífica obra de um dos nossos maiores pintores - Amadeo de Souza-Cardozo. Assim aconteceu no passado dia 4 de dezembro.
A visita foi proveitosa, direi mesmo muito. Durante uma hora, os alunos estiveram atentos ao que a guia lhes ensinou, fazendo-os despertar para o ver, olhar e interpretar, questionando-os sobre um mundo completamente diferente do habitual. No que me diz respeito (acompanhante e apreciadora de arte), também aprendi, pois há sempre algo a descobrir, e que nos passa despercebido.




A professora bibliotecária
Ana Mª Paiva

Sem comentários:

Enviar um comentário