quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Apesar de estarmos a gozar umas pequenas, mas merecidas férias, a equipa da BE Maria Veleda não quis deixar de assinalar a data que se aproxima - dia 23 de Abril - Dia Mundial do Livro e do Autor, também chamada Dia Mundial do Livro.
Esta data foi organizada pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia.

"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida. "

Miguel Cervantes

Sem comentários:

Enviar um comentário