domingo, 17 de abril de 2011

O significado da Páscoa

A Páscoa representa para os cristãos a Ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte, sendo por isso considerado como a mais importante festa da cristandade.
Os judeus também comemorem a Páscoa, embora o significado seja diferente: para os judeus a Páscoa representa a fuga do Egipto para a Terra Prometida.
Os ovos de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes. O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
Os alunos de EMRC e os alunos da turma F, do 6º Ano, de EVT (Professora Isabel Boturão)realizaram vários trabalhos referentes a esta quadra, expondo-os à entrada da BE/CRE.
Eis algumas belas imagens desses trabalhos:




Sem comentários:

Enviar um comentário