sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia do Autor Português - dia 22 de Maio

No passado dia 22 de Maio comemorou-se o Dia do Autor Português. A BE/CRE não quis deixar de estar presente, assinalando esta data num expositor com um painel dos melhores autores portugueses do séc. XX.
Tratou-se de uma singela homenagem aos magníficos escritores/poetas do maravilhoso mundo literário que é o nosso.
Enfim, aos autores portugueses, do melhor que o país tem!


 






Recordemos alguns deles:


Luís Sttau Monteiro






VICENTE — Pois respondo-te, amigo. Respondo-te de boa vontade. (Começa a passear em frente dos polícias)

É verdade que nasci aqui e que a fome desta gente é a minha fome, mas... é igualmente verdade que os odeio, que sempre que olho para eles me vejo a mim próprio: sujo, esfomeado, condenado à miséria por acidente de nascimento. (Estaca no palco e toma uma posição de pessoa importante, de fidalgo retratado por um artista medíocre do paço)

Que diferença há entre mim e um fidalgo qualquer? Será que tenho uma cara diferente? Será que sou mais estúpido? Mais baixo? Mais alto? Serão as minhas pernas e os meus braços diferentes das pernas e dos braços dum desses fidalgotes das touradas? Não, meus amigos. A única coisa que me distingue dum fidalgo é uma coisa que se passou há muitos anos e de que nem sequer tive a culpa: o meu nascimento.

Luís de Sttau Monteiro*, Felizmente Há Luar! 9ª ed., Lisboa, Edições Ática, 1976, págs. 27 e 28.



Miguel Torga
 
 
 
"Que belo é ter um amigo! Ontem eram ideias contra ideias. Hoje é este fraterno abraço a afirmar que acima das ideias estão os homens. Um sol tépido a iluminar a paisagem de paz onde esse abraço se deu, forte e repousante. Que belo e que natural é ter um amigo!"


Fonte - Diário (1935)Tema - Amigo

Sebastião da Gama



A 11 de Janeiro de 1949, Sebastião da Gama começou o seu diário de um professor…

Sem comentários:

Enviar um comentário